Fomos explorar os ambientes da CASACOR São Paulo para observar as últimas tendências dos quadros utilizados pelos renomados arquitetos participantes.
O tema deste ano está intrinsicamente ligado às grandes mudanças da pandemia: A Casa Original. O tema traz reflexões sobre o retorno às origens, e da busca pelo equilíbrio necessário entre passado e futuro.
Passamos cada vez mais tempo em nossa casa, e hoje mais do que nunca, é muito importante melhorar a sensação de bem-estar físico e mental nos ambientes de maior permanência.
Daniela Tonini, sócia da DaLe fotografia
Encontramos na grande maioria dos ambientes o design biofílico, que reconecta o ser humano com a natureza em ambientes construídos com a intenção de melhorar a nossa saúde.
Os arquitetos usaram e abusaram do uso de revestimentos naturais, um dos pilares do design biofílico: madeira, pedras rústicas, fibras naturais, palhas, cerâmicas, texturas orgânicas e muito verde. Todos misturados em combinações calmas, claras e aconchegantes.
As cores mais usadas foram os tons terrosos que mais uma vez nos conectam com a natureza e trazem o aconchego de uma cor quente que abraça.
Claro que nosso olhar estava atento para os quadros de fotografias, que estavam presentes em peso na mostra. 😊
Notamos uma grande repetição de quadros pretos e brancos que sempre traziam uma grande sofisticação e sobriedade para o ambiente. Muitos destes quadros traziam texturas da natureza mesmo que de forma mais abstrata ou conceitual. A maioria dos PBs estavam com acabamento de vidro comum, e apesar de escuros traziam brilho para o ambiente.
A caixa acrílica foi a grande novidade, muito utilizada esse ano! Esta moldura traz leveza à obra, além de um toque contemporâneo. Ela pode ser utilizada fixada na parede ou apoiada em estantes! Gostamos muito desta solução pois ela dá destaque total a obra e parece levitar.
Abaixo uma seleção de quadros de fotografias que gostamos muito! A que mais nos impactou foi a composição de 18 quadros com fotografias de texturas de obra do fotógrafo Fabiano Al Makul.
Visitar mostras é sempre uma grande inspiração e ótimo para se manter atualizado, principalmente após grande período de isolamento!
Esta visita teve um gostinho especial de esperança e retomada. Não é à toa que os visitantes são recebidos por uma instalação imersiva do artista Felipe Morozini, chamada "Uma Luz no Fim do Túnel".
O passeio nos deixou em ebulição criativa e ainda mais animados para criar novas linguagens e fotografias que despertam o bem-estar! E você, já visitou a CASACOR? Super recomendamos a visita! 👌