23/05/2022 às 11:36

A escolha de um quadro reflete sua identidade.  Entenda porquê.

192
3min de leitura

Para melhor escolher um quadro de fotografia, primeiro precisamos entender nós mesmos.

As pessoas possuem diferentes personalidades: sensorial, intuitiva, pensadora, sentimental... E várias visões de mundo!

A escolha do quadro na maioria das vezes vai ao encontro dessa essência. 

Os mais emocionais tendem a escolher o quadro com o coração. Não é uma escolha racional, ela simplesmente acontece, pelo sentir.

As pessoas mais nostálgicas buscam quadros que ativem as memórias afetivas de um tempo distante e especial.

Os racionais vão buscar uma opção mais lógica, talvez mais voltada ao fotojornalismo que evidencia uma informação ou simplesmente porque faz sentido.

Aqueles mais voláteis que sofrem mais para tomada de decisões vão questionar mais a escolha do tema do quadro, da cor, da dimensão. Será que eu vou me arrepender? Nunca na vida existe um caminho. E o mesmo ocorre para a escolha dos quadros, existem diversas opções que podem funcionar e gerar conexão. Mas para este perfil recomendo quadros de natureza verde, ou abstratos de cor verde pois verde é a cor mais agradável para ser observada por longos períodos. Além de alegrar sem cansar. Por isso é utilizado em lousas escolares e mesa de jogos. Existe algo que canse menos do que a natureza?

Pessoas mais propensas à depressão inconscientemente escolhem quadros com tons mais tristes. Mas para este caso o ideal é seguir com quadros grandes de natureza onde a pessoa olhe e se sinta bem. Fotografias de natureza são capazes de trazer conforto, tranquilidade, e até reduzir a ansiedade de quem as observa.... Não é somente o contato físico com a natureza que nos traz boas energias. Já está comprovado que imagens também tem esse poder. O mesmo ocorre para os ansiosos! Nada como trazer a natureza para dentro dos espaços como um recurso para gerar bem-estar.

Os criativos e sonhadores podem se intrigar mais por imagens surrealistas e misteriosas. Quase como um convite diário para adentrar naquela cena e criar diferentes narrativas todos os dias.

Eu sou do time dos que pensam com o coração. Não é por acaso que escolhi para minha casa fotografias da artista Yayoi Kusama. Não é só porque eu gosto esteticamente das imagens. Admiro ela profundamente, pois apesar de ser esquizofrênica ela conquistou e emocionou o mundo com sua arte e já informou que a expressão pela arte é o que a mantém viva e sã de alguma forma. Claro que esta conexão forte que criei com a Kusama vem da minha relação pessoal com uma pessoa esquizofrênica. E isso me aproximou mais de sua arte, fazendo com que as fotografias escolhidas além de sua beleza, me façam sentir.

Quadro com fotografia da obra "Abóbora Amarela" de Kusama


Acredito que a escolha para algo tão pessoal que vai trazer mais vida e personalidade ao espaço requer além dos impulsos conscientes e inconscientes que descrevi acima, atenção de forma a estar alinhado com a decoração.

Daniela Tonini, DaLe fotografia

Para trazer o resultado ideal, o quadro deve estar harmônico com o conceito do projeto, com a paleta de cores, ter a dimensão adequada, e claro, refletir a essência do dono.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia

Quem viu também curtiu

06 de Jun de 2022

Guia definitivo: quadros decorativos para sala modernos

21 de Mai de 2022

Por que decorar com quadros de fotografia?

14 de Set de 2021

Conheça os 4 elementos essenciais para a produção de um quadro de fotografia

Logo do Whatsapp