Neste post vou cobrir um dos principais pedidos que recebo dos meus clientes: dicas e inspiração, com exemplos, de quadros decorativos para sala modernos.
Vou dividir esse texto em alguns tópicos pra você escolher se quer ler tudo ou se quer buscar direto algum trecho mais específico:
- Porque decorar com quadros
- Dicas de como harmonizar com a decoração da sala de estar
- Como escolher o tamanho certo de quadro para sala de estar
- Inspiração por estilos modernos
- Inspiração por tamanho
- Dicas de moldura
Porque decorar com quadros
Só pra você ter uma ideia de como a decoração com quadros está em voga, mensalmente são feitas 200 mil buscas sobre quadros decorativos no Google!
E adivinha qual a busca mais popular?
Fica fácil olhando pro titulo do artigo: quadros modernos para a sala, rs.
Os quadros são muito poderosos para trazer personalidade e vida para cada cômodo. Além disso, podem transformar o ambiente com opções mais ousadas e coloridas ou neutralizar a decoração com cores leves e imagens mais uniformes.
São perfeitos para quem está cansado da decoração e quer dar uma repaginada sem tanto investimento e sem nenhuma obra.
Paredes com quadros são o item de decoração mais importante pois eles vestem a casa, deixando-a mais aconchegante e também refletem a essência dos moradores, fazendo com que aquele ambiente seja único.
Pode ficar difícil escolher um quadro novo para sua sala, pois existem muitos modelos de quadros, mas iremos ajudá-lo apresentando diferentes opções com a linguagem mais moderna. Bora lá que é hora de escolher!
Dicas de como harmonizar com a decoração da sala de estar
Se você é do tipo que enjoa fácil, o ideal é montar uma decoração dos maiores itens com base neutra: sofá, mesa de centro, cadeiras, mesa de jantar, mesa lateral e poltronas.
Com a base pronta, você pode abusar dos itens de produção com cor, como por exemplo: almofadas, mantas, tapetes, quadros, vasos e pendentes decorativos.
A sala muda totalmente com a decoração final, e ao cansar é só remanejar os itens para outro ambiente, e repaginar a sala com outras cores.
No outro extremo, se você tem um sofá de cor mais chamativa, recomendo itens de decoração mais neutros para equilibrar. Portanto, quadros beges e cinzas funcionam muito bem nesses casos, onde trazem textura, porém sem competir.
Como escolher o tamanho certo de quadro para sala de estar
Não tem regra quando se fala em gosto, tudo pode!
Mas claro que tem algumas dicas que ajudam a criar um equilíbrio visual nas composições do quadro com os móveis mais próximos.
Mostrarei 3 formas simples de compor quadros em sofás de 2 lugares. Se o sofá for maior o racional é o mesmo com relação ao encosto e paginações.
A altura mais adequada é mais ou menos 20cm acima do sofá, pois quando fica muito alto parece flutuar e se descola da composição.
Inspiração por estilo moderno
Quadros abstratos são uma ótima opção para quem cansa rápido!
Existem imagens abstratas a partir de diversos temas: arquitetura, obras de arte, natureza, entre outros. Tudo depende do quanto e como o elemento em questão é mostrado, onde sendo fragmentado ele perde o sentido e se torna um mistério.
Vamos passar por diferentes opções a seguir, e iniciaremos com abstratos de obras de arte!
Arte
Quadros com fotografias de obras de arte normalmente deixam o ambiente mais chique e sofisticado, além de gerar grande impacto visual no ambiente.
Vejam nos exemplos abaixo como as obras podem ter linguagens totalmente diferentes, mas sempre geram efeito especial no espaço.
Arquitetura
Adoro composições que desconstroem edifícios, criando quadros bastante geométricos e abstratos.
A solução de quadros de arquitetura em preto e branco funciona muito bem tanto para ambientes mais sofisticados, como o exemplo da esquerda, tanto para ambientes com estilo mais industrial, como o exemplo da direita.
Natureza
Quadros com texturas de natureza vistas bem de pertinho são ótimas opções para decorar!
Amantes de pássaros podem adorar as fotos macro de penas conforme a sala de reunião abaixo! Não é uma opção tão óbvia quanto de um passarinho voando, mas tem a referência imbuída!
Texturas de troncos como no exemplo à direita dão um tom sóbrio e refinado, e parecem mais com uma pintura a óleo.
Composições modernas
Além do estilo das fotografias em si, a composição dos quadros também transmite uma linguagem, seja ela mais moderna ou mais conservadora.
Reunimos abaixo composições com fotos modernas de composição assimétrica, e fotos modernas com composição mais cartesiana.
Vejam como as opções menos alinhadas deixam o ambiente mais ousado.
Uma forma de estudar a posição dos quadros é coloca-los no chão e brincar com as posições como se fossem lego, até encontrar um conjunto de quadros que fique visualmente equilibrado.
Após a composição definida, para ter certeza de que irão ficar bacanas na parede, recomendo medi-los e colocar o perímetro deles com fita crepe na parede, reproduzindo o conjunto que está no piso.
Feito isso, você irá visualizar o conjunto no local e ter certeza de que irá ficar legal! Daí é só furar, ou utilizar os ganchos da 3M que são colados na parede.
Polípticos
Polípticos são conjuntos de quadros acima de 3 peças, onde criamos composições com diferentes fotografias ou uma única que compõe o painel todo, como no exemplo da direita.
A combinação de diferentes cores e fotos transmite uma linguagem mais moderna, onde podemos brincar com o tema que mais agrada os moradores.
Composição polípticos em recortes
Para aqueles que preferem fotos mais conhecidas como natureza verde e mar, mas querem algo com alma mais arrojada a composição em recortes é uma ótima solução!
Ela vai muito bem em ambientes que possuem o layout assimétrico, onde podemos dar mais peso com os quadros no lado onde o espaço é mais vazio.
Quadros sobre painel de madeira
Quem não ama um projeto com painéis madeira?
Deixá-los totalmente nus, deixa o projeto bastante minimalista, por isso vou mostrar diferentes soluções para produzi-los.
Quadros contrastantes com o painel
Decorar os painéis com quadros claros que contrastam com a madeira é uma excelente alternativa para gerar destaque ao quadro e iluminar mais o ambiente.
Quadros mimetizados no painel
Já nestas opções temos o racional contrário, onde as fotografias têm a tonalidade parecida com o painel, gerando menos destaque ao quadro.
Esta solução é ótima para decorar ambientes que já possuem bastante cor nos móveis, e o quadro somente traz um pouco de textura ao ambiente.
Quadros apoiados
Além da opção mais comum de quadros na parede, gosto muito da solução de quadros apoiados tanto em prateleiras, quanto no chão. Dá um charme extra na decoração, além de trazer uma linguagem mais moderna.
Inspiração por tamanho
Quando você está buscando um quadro novo para ocupar um determinado local, a dimensão é um dos aspectos mais importantes que ajudam a definir qual será a opção final. Pequenos ou grandes? Depende muito!
Quadros pequenos
Quadros pequenos são ótimos para decorar bares e prateleiras trazendo uma bossa com delicadeza.
Quadros grandes
Quadros grandes são ótimos para gerar impacto na decoração e ambientes maiores pedem quadros grandes.
Isso não significa que espaços pequenos não possam ter quadros grandes. Neste caso sugiro escolher imagens com perspectiva profunda que passam a sensação de amplitude no espaço, conforme a foto a esquerda abaixo.
Os quadros grandes mais comuns são os únicos, dípticos e trípticos.
Os dípticos são dois quadros que fazem parte da mesma composição, e trípticos o mesmo para três peças, conforme abaixo.
Dicas de moldura
A moldura é o acabamento final do quadro que além de proteger vai ser a roupa que combina com a fotografia e com o entorno do ambiente.
Podemos trabalhar com a moldura para dar mais destaque para a imagem, ou realçá-la criando mais contraste com a imagem.
As diferentes soluções mudam bastante o resultado final do quadro! Ela pode deixar o quadro mais elegante ou divertido.
Pode ser feita de diferentes cores, larguras e profundidades.
As duas opções que mais trabalhamos são a caixa e a canaleta.
O quadro deve ser pensado de forma a estar alinhado com o conceito do projeto, com a paleta de cores, ter a dimensão adequada para o espaço, e claro, gerar conexão com o dono.
Em resumo: explorar o uso de quadros é um ótimo recurso para decorar de forma fácil, rápida, acessível e alinhada com a essência do morador!
Mais dicas de quadros decorativos para quartos e quadros decorativos para cozinhas virão nos próximos posts, aguardem!
Deu um trabalhão montar esse guia, então espero que tenha ajudado! E se conhece alguém que está renovando a casa, deixe seu like e compartilhe esse texto!
Para conhecer melhor nosso trabalho veja aqui link com nossas obras! E DaLe!