A primeira coisa que pensamos na hora de escolher um quadro de fotografia é a imagem. Claro que a foto é a parte mais importante na escolha, porém a foto certa com os acabamentos errados pode desvalorizar a obra e gerar frustração para o cliente.
Pensando nisso criamos esse guia rápido e didático sobre os quatro elementos chaves que você precisa saber para que o acabamento do quadro seja perfeito para o ambiente.
Vejam os quatro elementos que compõe um quadro, e vamos explicar um pouquinho de cada um:
- Substrato: papel ou tecido
- Tipo de tinta
- Com ou sem vidro
- Moldura
Papéis
Os papéis mais usados são os fotográficos e os que tem composição de algodão que chamamos de Fine Art.

Os papéis fotográficos são uma ótima opção com bom custo-benefício, porém quem busca grande durabilidade deve investir nas opções Fine Art pois duram mais e não amarelam com o tempo.
Nos dois casos é necessária a proteção do vidro e da moldura para finalização do quadro.
Canvas
Canvas é um tecido sintético fosco de aparência mais rústica por ser texturizado. Se assemelha com uma tela de pintura.
Não necessita do vidro de proteção e pode ter 3 tipos de acabamento: moldura canaleta, moldura caixa ou sem acabamento, somente o tecido virando o chassi!


Tintas
As tintas que recomendamos são a corante à base d’água e a pigmento mineral.
A maior diferença entre elas está na durabilidade! A tinta pigmento mineral foi desenvolvida para o mercado das obras de arte e possui uma durabilidade de mais de 60 anos sem que a tinta desbote. Já a corante pode começar a desbotar após 10 anos, e aos 50 anos de idade já possui as cores bem diferentes da foto original.

Vidros
A principal função do vidro é proteger a fotografia, e assim aumentar a durabilidade do quadro!
Existem 3 opções mais usadas: vidro comum, antirreflexo e museológico.
Na maioria das vezes a escolha de melhor custo-benefício é o vidro comum, pois apesar dele possuir reflexo, dá mais vida às cores e é 100% transparente, não afetando a nitidez da imagem. Já o antirreflexo fosco, não possui reflexos porem apagam um pouco da cor e a nitidez da imagem.
A opção mais sofisticada é o antirreflexo museu, pois ele é transparente e o único que possui proteção UV, garantindo maior durabilidade do quadro, porém o custo dele é bem alto!
É necessário avaliar a quantidade de entrada de luz e posição do quadro em relação a janela para definir a melhor solução para cada ambiente.


Molduras
A moldura é o acabamento final do quadro que além de proteger vai ser a roupa que combina com a fotografia e com o ambiente.
Podemos trabalhar com a moldura neutra para dar mais destaque para a imagem, ou realçá-la criando mais contraste com a foto. As diferentes soluções mudam bastante o resultado final do quadro! Ela pode deixar o quadro mais elegante ou divertido.
Pode ser feita de diferentes cores, larguras e profundidades. As opções mais usadas são a caixa e a canaleta conforme foto abaixo.

Agora é só escolher a fotografia!
Agora que você já conhece os 4 elementos básicos fica mais fácil acertar na composição final do quadro!
Acreditamos que para cada projeto devem ser avaliados diversos fatores: projeto de arquitetura existente, expectativa do cliente em relação a durabilidade e investimento, tipo e cores da fotografia, e a quantidade de iluminação no ambiente. Após toda a análise definimos a melhor solução para o espaço!
Daniela Tonini, Dale fotografia
Conte conosco para escolher a melhor opção para seu projeto! 🤓