Antes de trilhar o caminho da fotografia, trabalhei 10 anos como arquiteta na área de interiores corporativo.
Nos últimos anos trabalhei como gerente de projeto na @pitaarq, escritório que amo e que desenvolve os projetos corporativos mais lindos e criativos que conheço, e vou usar alguns exemplos da minha antiga casa pra ilustrar essa tendência.
Uma das grandes tendências na arquitetura corporativa é projetar ambientes mais informais pra estimular a criatividade e colaboração dos funcionários.
Daniela Tonini, Dale fotografia
Áreas aconchegantes, descontraídas e convidativas, com cara de casa mesmo, geram reuniões informais e troca de informação em qualquer lugar, até no café da tarde. Quantas grandes idéias nasceram desses encontros mais próximos e não planejados?
Agora que você já sabe porque isso é importante, vamos falar de como fazer: o que faz esses espaços terem esse look and feel residencial? O mobiliário com design confortável e detalhes em madeira, uso de diferentes tecidos e combinações de lisos com estampas, tapetes que unem os sofás com as poltronas, almofadas e quadros.
Quadros de fotografia na arquitetura corporativa. Pode?
Mas porque estou falando de tudo isso? Porque quadros de fotografia, que são a nossa especialidade 🤓, são um ótimo recurso para trazer ainda mais essa atmosfera de casa nos escritórios.
Ótimos espaços para colocá-los são circulações, pois além de decorarem podem servir de wayfinding, ou seja, faz com que as pessoas se localizem mais facilmente posicionando quadros marcantes em posições estratégicas.
"Outra ótima dica é colocar quadros nas salas de reuniões que tenham relação com o nome da sala. Quadros em salas de reunião deixam o espaço com mais elegância, personalidade e acolhimento."
Daniela Tonini, Dale Fotografia
O design dos escritórios deve ressaltar o DNA da empresa e funcionários. Explorar o uso de quadros é uma ótima forma para reforçar a identidade da empresa e contar histórias pelos diferentes espaços.
Fotos: Renato Navarro | Projetos: Pitá Arquitetura


